O Ministério da Justiça e Segurança Pública está com as inscrições abertas para o curso gratuito de “Segurança Dimensional nas Fronteiras”, voltado a todos os operadores de ponta e gestores que atuam direta ou indiretamente nas fronteiras e divisas do país.
Esta é a segunda edição do curso, que traz uma abordagem interdisciplinar sobre temas como comércio ilícito, crime organizado e a cooperação policial e jurídica internacional na gestão das fronteiras. As aulas também trazem conceitos que se aplicam ao contexto de divisas estaduais.
O curso é coordenado pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie de SP. Mais de 2 mil alunos, entre agentes de segurança pública de todos os estados brasileiros e países vizinhos da América do Sul, já foram capacitados.
Para o coordenador-geral de Fronteiras, Saulo Sanson, é muito importante que o profissional da ponta possa compreender como se formam os mercados ilícitos e as ameaças híbridas, assim como as estratégias para o combate às organizações criminosas.
"O curso tem contribuído significativamente para que os nossos operadores tenham contato com conhecimentos aliados à temática das fronteiras e divisas brasileiras e seus múltiplos contextos, por meio de uma gestão policial integrada e da cooperação internacional e jurídica”, disse.
Sobre o curso
Com uma carga horária de 84 horas/aulas, a capacitação é totalmente a distância, e o aluno poderá acessar as aulas e atividades a hora que quiser e quantas vezes quiser durante o período. Os participantes vão receber um certificado de conclusão concedido pela Universidade de São Paulo (USP).
Essa é uma das ações contempladas no acordo de cooperação assinado entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a USP, em 2020, e que possibilita a realização de ações na área de capacitação, ensino e pesquisa para os agentes que atuam nas fronteiras e divisas do País.
Serviço
Período de Inscrições: até 16 de maio
Início das aulas: 07 de junho
Fim das aulas: 30 de julho
Links para inscrições:
Brasileiros com diploma:
Brasileiros sem diploma:
Estrangeiros:
Dúvidas por meio do e-mail: